Decorreu no passado dia 26 de julho a assinatura de um protocolo entre a Real Associação de Lisboa e a Montis, Associação para a Gestão e Conservação da Natureza, para a administração de três prédios rústicos (terrenos) na Serra d’El Rei, durante os próximos 10 anos. Estes terrenos foram legados à RAL em 2024 por um benfeitor, tendo a doação sido aprovada na AG deste ano.
O Senhor Dom Duarte de Bragança apadrinhou esta cerimónia, que contou com a presença de elementos da direcção das duas associações, nomeadamente a Eng. Teresa Gamito presidente da Montis, e João Távora, presidente da Real Associação de Lisboa. Esta foi ocasião para os participantes tomarem contacto com uma das fracções do terreno que, segundo a Eng. Teresa Gamito, será alvo nos próximos tempos de uma serie de intervenções, nomeadamente abertura de caminhos e controlo dos vastos "muros" de canavial (utilizados como divisão das propriedades), iniciando-se os trabalhos de apoio à regeneração natural e preparação de terrenos para plantação.
João Távora salientou na ocasião a urgência do cuidado com território, uma Causa em muito equiparável à preservação da tradição realista, do Rei, a Pátria em figura humana.
A jornada terminou com um almoço convívio em Óbidos, tendo a equipa do restaurante feito questão de se fazer fotografar com o Senhor Dom Duarte, que continuamente ao longo da sua vida cultiva a proximidade com os portugueses. Pode ver uma reportagem fotográfica aqui