O Processo dos Távoras - Visita Guiada


De volta às nossas actividades neste ano novo que agora se inicia, a Real Associação de Lisboa vai realizar mais um Roteiro Real, no próximo dia 12 de Janeiro, pelas 10:30, com uma evocação do Processo dos Távoras, cujo desenlace perfaz 260 anos nesse mesmo dia.

A visita terá início no Palácio da Ajuda (lugar da Real Barraca), passa pela Igreja da Memória e concluir-se-á junto ao Padrão do Chão Salgado em Belém.

Há 260 anos deu-se em Portugal um dos episódios mais negros e sangrentos da sua história - o Processo dos Távoras. Apesar de conhecido por este nome, causou, não só a morte dos principais membros desta família, como a morte de membros das famílias dos Duques de Aveiro e dos Condes de Atouguia. Mais de 400 pessoas foram citadas e perseguidas.

A execução dos envolvidos é de tal forma macabra e excepcional (tratava-se na maioria de membros da alta nobreza) que a notícia corre todas as cortes europeias e o Marquês de Pombal nunca mais foi visto da mesma forma.

Num percurso desde a Ajuda, lugar do Paço Real de D. José, passando pela Igreja da Memória até ao lugar do "Chão Salgado" em Belém, o Roteiro pretende evocar este momento da História de Portugal, contextualizando os factos e as figuras nele envolvidas.

Este percurso, guiado pelo nosso associado Joel Moedas Miguel, tem lugares limitados* e um custo de 15,00 eur por pessoa. O ponto de encontro será em frente ao Palácio da Ajuda.

Para mais esclarecimentos e inscrições, contacte-nos através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., pelo telefone 21 342 81 15 ou presencialmente na nossa sede nos horários habituais.

* No caso de ser atingida a lotação da visita, é dada prioridade aos associados da Real Associação de Lisboa.

Morada

Pç Luís de Camões, 46 2º Dto

1200-243 Lisboa

T. 213 428 115

secretariado@reallisboa.pt

Horário

Segunda a Sexta-feira,

das 11:00 às 14:00.

Encerrado em Agosto